Os atletas campeões dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sóchi, na Rússia, foram premiados com medalhas contendo inserções de peças feitas com o policarbonato Lexan, da Sabic. Os painéis bem desenhados foram individualmente criados por um talentoso artesão da fábrica de jóias Adamas, com sede em Moscou.
Folhas de Lexan Margard foram usadas para o design de uma representação detalhada da paisagem de Sóchi, destacando o lugar onde esse evento olímpico ocorreu. Com um grande tempo de fabricação, cada medalha levou até 18 horas para ser criada.
O policarbonato Lexan possui vantagem em peso e resistência, pois é 50% mais leve e possui 250 vezes mais resistência ao impacto que o vidro, e 30 vezes mais resistência que o acrílico. Além disso, esse material apresenta uma excelente performance em quaisquer condições climáticas e consegue manter a sua transparência no decorrer do tempo, garantindo que as medalhas possam manter sua aparência muito tempo depois dos atletas terem saído do pódio de medalhas.
A empresa Adamas, que foi o fornecedor oficial das Olímpiadas de Inverno desse ano, foi capaz de produzir um recorde de 1300 medalhas. Segundo os organizadores, o design da medalha refletiram os valores eternos da Rússia assim como a uma abordagem estratégica inovadora dos jogos.
Fonte: MaxiQuim